Validação semântica e de conteúdo da escala de autoavaliação de leitura à primeira vista (EALPV) para discentes em Licenciaturas em Música no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33054/ABEM202331117Resumo
Nesta pesquisa, realizamos o desenvolvimento da Escala de Autoavaliação de Leitura à Primeira Vista – EALPV. Com base no referencial teórico referente a leitura musical à primeira vista, elaboramos uma proposta de modelo cujo objetivo geral foi o de alicerçar a medida do traço - leitura à primeira vista. Os objetivos específicos foram: a) elencar um referencial teórico; b) elaborar um modelo teórico; c) julgar a escala por experts da área da leitura à primeira vista, linguística e Psicologia da Música e d) identificar se existe entendimento da escala por uma amostra de estudantes – licenciandos em Música de Universidades Brasileiras. Os procedimentos foram segundo as normas da American Educational Research Association (AERA), somado as diretrizes da American Psychological Association (APA) e de acordo com as regras do National Council on Measurement in Education (NCME) (2014) que forneceram suporte metodológico. Os resultados de validação demostram evidências de que a EALPV pode ser utilizada na autoavaliação e de avaliação de licenciandos em Música no Brasil.
Palavras-chave: Avaliação musical. Leitura à primeira vista. Psicologia da música. Psicometria. Licenciatura em Música.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).