Validação semântica e de conteúdo da escala de autoavaliação de leitura à primeira vista (EALPV) para discentes em Licenciaturas em Música no Brasil

Autores

  • Sérgio Inácio Torres UNESP/Doutor
  • Graziela Bortz UNESP
  • Katya Oliveira UEL

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202331117

Resumo

Nesta pesquisa, realizamos o desenvolvimento da Escala de Autoavaliação de Leitura à Primeira Vista – EALPV. Com base no referencial teórico referente a leitura musical à primeira vista, elaboramos uma proposta de modelo cujo objetivo geral foi o de alicerçar a medida do traço - leitura à primeira vista. Os objetivos específicos foram: a) elencar um referencial teórico; b) elaborar um modelo teórico; c) julgar a escala por experts da área da leitura à primeira vista, linguística e Psicologia da Música e d) identificar se existe entendimento da escala por uma amostra de estudantes – licenciandos em Música de Universidades Brasileiras. Os procedimentos foram segundo as normas da American Educational Research Association (AERA), somado as diretrizes da American Psychological Association (APA) e de acordo com as regras do National Council on Measurement in Education (NCME) (2014) que forneceram suporte metodológico. Os resultados de validação demostram evidências de que a EALPV pode ser utilizada na autoavaliação e de avaliação de licenciandos em Música no Brasil.

 

Palavras-chave: Avaliação musical. Leitura à primeira vista. Psicologia da música. Psicometria. Licenciatura em Música.

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Biografia do Autor

Sérgio Inácio Torres, UNESP/Doutor

Pianista e professor, bacharel e licenciado em Música, Mestre em Educação Musical e Doutor em Cognição Musical.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Torres, S. I., Bortz, G., & Oliveira, K. (2023). Validação semântica e de conteúdo da escala de autoavaliação de leitura à primeira vista (EALPV) para discentes em Licenciaturas em Música no Brasil. REVISTA DA ABEM, 31(1). https://doi.org/10.33054/ABEM202331117

Edição

Seção

Artigos