A prática do canto dirigido entre mães e bebês
Resumo
A infância tem papel determinante no desenvolvimento das pessoas, e seus entrelaçamentos com a música tornam-se primordiais desde a mais tenra idade. Partindo desses pressupostos, o presente estudo teve como objetivo investigar a prática do canto dirigido entre mães e bebês de zero a dois anos de idade, analisando as motivações para essa prática e as maneiras como ela ocorre. Os dados coletados para esta pesquisa foram obtidos a partir dos documentos pertencentes ao projeto de extensão “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, vinculado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que, em sua segunda edição, foi realizado durante o primeiro semestre de 2021. Esta pesquisa teve como metodologia a investigação qualitativa, sendo do tipo documental, e analisou os documentos coletados durante as ações da extensão. Para a análise dos dados obtidos, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo. Para o referencial teórico, utilizaram-se principalmente conceitos sobre a musicalidade em bebês, o canto dirigido e a educação musical informal. Ao concluir, observou-se que a prática do canto dirigido é algo natural no cotidiano das famílias, sendo utilizado principalmente para fazer o bebê dormir, para brincar e para dar banho, lançando mão de repertórios de músicas folclóricas e infantis. Por unanimidade, a prática do canto com bebês foi considerada pelas mães participantes muito positiva e benéfica ao desenvolvimento integral da criança, especialmente sobre a aquisição da linguagem e criação de vínculos afetivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).