A prática do canto dirigido entre mães e bebês

Autores

  • Djeniffer Heinzmann Chassot Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

A infância tem papel determinante no desenvolvimento das pessoas, e seus entrelaçamentos com a música tornam-se primordiais desde a mais tenra idade. Partindo desses pressupostos, o presente estudo teve como objetivo investigar a prática do canto dirigido entre mães e bebês de zero a dois anos de idade, analisando as motivações para essa prática e as maneiras como ela ocorre. Os dados coletados para esta pesquisa foram obtidos a partir dos documentos pertencentes ao projeto de extensão “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, vinculado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, que, em sua segunda edição, foi realizado durante o primeiro semestre de 2021. Esta pesquisa teve como metodologia a investigação qualitativa, sendo do tipo documental, e analisou os documentos coletados durante as ações da extensão. Para a análise dos dados obtidos, a técnica utilizada foi a análise de conteúdo. Para o referencial teórico, utilizaram-se principalmente conceitos sobre a musicalidade em bebês, o canto dirigido e a educação musical informal. Ao concluir, observou-se que a prática do canto dirigido é algo natural no cotidiano das famílias, sendo utilizado principalmente para fazer o bebê dormir, para brincar e para dar banho, lançando mão de repertórios de músicas folclóricas e infantis. Por unanimidade, a prática do canto com bebês foi considerada pelas mães participantes muito positiva e benéfica ao desenvolvimento integral da criança, especialmente sobre a aquisição da linguagem e criação de vínculos afetivos.

 

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Biografia do Autor

Djeniffer Heinzmann Chassot, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Formada pelo Curso Normal (Magistério); Graduada em Música: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Integrante do grupo de pesquisa Educação Musical Diferentes Tempos e Espaços - UERGS. Atualmente atua como professora particular de musicalização infantil, piano, teclado, ukulele e violão.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Especialista em Filosofia. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Unidade em Montenegro. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs, Unidade em Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional (PPGED-MP/Uergs), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Litoral Norte. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música (aposentada) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Da produção científica, destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores, e no Dicionário de Educação Musical, de José Nunes Fernandes.

 

 

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Publicado

2023-10-17

Como Citar

Chassot, D. H., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). A prática do canto dirigido entre mães e bebês. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1206

Edição

Seção

Artigos