Professores de piano dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: um perfil qualitativo
Resumo
Minas Gerais é o único estado no Brasil que conta com 12 (doze) Conservatórios Estaduais de Música (CEM), públicos e gratuitos, mantidos integralmente pela Secretaria de Estado de Educação. Considerando a importância dessas instituições, este artigo tem como objetivo investigar as relações entre a formação e a atuação profissional dos professores de piano dessas instituições. A abordagem metodológica utilizada foi a entrevista semiestruturada com dez professores no intuito de se construir narrativas biográficas. A análise transversal das narrativas abordou cinco eixos, a saber: dados referentes à origem social dos sujeitos e ambiente cultural familiar; a formação musical inicial; a trajetória acadêmica; o exercício profissional docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; atividades profissionais em outros contextos. Os principais resultados obtidos apontam para a necessidade de se implementar mudanças nos currículos dos cursos de bacharelado e de licenciatura a fim de incrementar a formação do professor de instrumento para atuar em escolas especializadas, contemplando também o ensino musical inclusivo e o ensino instrumental coletivo. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil, traga maior visibilidade aos CEM e aponte caminhos para a formação continuada de seus professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).