Professores de piano dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: um perfil qualitativo

Autores

  • Maria Teresa Neves UFMG (doutoranda)
  • Carla Silva Reis Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

Minas Gerais é o único estado no Brasil que conta com 12 (doze) Conservatórios Estaduais de Música (CEM), públicos e gratuitos, mantidos integralmente pela Secretaria de Estado de Educação. Considerando a importância dessas instituições, este artigo tem como objetivo investigar as relações entre a formação e a atuação profissional dos professores de piano dessas instituições. A abordagem metodológica utilizada foi a entrevista semiestruturada com dez professores no intuito de se construir narrativas biográficas. A análise transversal das narrativas abordou cinco eixos, a saber: dados referentes à origem social dos sujeitos e ambiente cultural familiar; a formação musical inicial; a trajetória acadêmica; o exercício profissional docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; atividades profissionais em outros contextos. Os principais resultados obtidos apontam para a necessidade de se implementar mudanças nos currículos dos cursos de bacharelado e de licenciatura a fim de incrementar a formação do professor de instrumento para atuar em escolas especializadas, contemplando também o ensino musical inclusivo e o ensino instrumental coletivo. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil, traga maior visibilidade aos CEM e aponte caminhos para a formação continuada de seus professores.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Neves, UFMG (doutoranda)

Carla Silva Reis, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Associada

Departamento de Música

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0886169292356867

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0410-3408

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Neves, M. T., & Reis, C. S. (2023). Professores de piano dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais: um perfil qualitativo. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1179

Edição

Seção

Artigos