Estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira

Autores

  • Micas Orlando Silambo Universidade Federal da Paraiba

Resumo

A pesquisa das culturas musicais africanas, na sua base intelectual, alicerça a compreensão e o progresso da filosofia humana. Este artigo investiga as estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira, buscando caminhos alternativos que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem musical. As reflexões do artigo configuram-se na interseção do cenário da mbira e das lentes da Antropologia, Etnomusicologia e Educação Musical. O artigo é baseado numa etnografia solidificada em um trabalho de campo que consentiu uma interação humana e artística autoetnográfica na oficina Mukhambira junto do mestre Tsotsi. As técnicas de obtenção, organização e análise dos dados incluiram: pesquisa bibilográfica, observação participante, notas de campo, entrevista semiestruturada, registro audiovisual e de fotografia. Desvendaram-se, fora do cânone, as seguintes estratégias: 1) aprimoramento da técnica de execução do instrumento e do repertório por meio da observação, da imitação, da repetição e da escuta ativa; 2) ligação do performer e do instrumento desde o início da construção do instrumento; 3) construção da performance através de tentativas de erro e acerto; 4) recriação da música segundo as contingências do meio; 5) conexão cadencial fluida e cíclica; 6) uso de ações práticas e de diversos instrumentos musicais; 7) conversas de motivação e estabelecimento de relações humanas; 8) encontros de aprendizagem em lugares e durações flexíveis. Assim, estudar as estratégias dessa prática significou estabelecer relações com mestres, estrutura do repertório, técnica do instrumento, forma musical, instrumentos envolvidos, assim como exercitar a memória e as reações do som no corpo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micas Orlando Silambo, Universidade Federal da Paraiba

Doutorando do Programa de Pós-Graduacão em Música da Universidade Federal da Paraíba. Natural de Maputo, Moçambique. Mestre em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2018. Licenciado em Música na Universidade Eduardo Mondlane em 2012. Atua em vários níveis de ensino privado e público de Moçambique, incluindo ensino primário (EPC Cassimatis, EPC de Chigubuta, Willow International School-Maputo), técnico profissional (Instituto de Formação de Professor de Chibututuíne) e no ensino superior (Universidade Eduardo Mondlane). Musicólogo pesquisador da música tradicional moçambicana.

Downloads

Publicado

2022-12-10

Como Citar

Silambo, M. O. (2022). Estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1165

Edição

Seção

Artigos