Estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira
Resumo
A pesquisa das culturas musicais africanas, na sua base intelectual, alicerça a compreensão e o progresso da filosofia humana. Este artigo investiga as estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira, buscando caminhos alternativos que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem musical. As reflexões do artigo configuram-se na interseção do cenário da mbira e das lentes da Antropologia, Etnomusicologia e Educação Musical. O artigo é baseado numa etnografia solidificada em um trabalho de campo que consentiu uma interação humana e artística autoetnográfica na oficina Mukhambira junto do mestre Tsotsi. As técnicas de obtenção, organização e análise dos dados incluiram: pesquisa bibilográfica, observação participante, notas de campo, entrevista semiestruturada, registro audiovisual e de fotografia. Desvendaram-se, fora do cânone, as seguintes estratégias: 1) aprimoramento da técnica de execução do instrumento e do repertório por meio da observação, da imitação, da repetição e da escuta ativa; 2) ligação do performer e do instrumento desde o início da construção do instrumento; 3) construção da performance através de tentativas de erro e acerto; 4) recriação da música segundo as contingências do meio; 5) conexão cadencial fluida e cíclica; 6) uso de ações práticas e de diversos instrumentos musicais; 7) conversas de motivação e estabelecimento de relações humanas; 8) encontros de aprendizagem em lugares e durações flexíveis. Assim, estudar as estratégias dessa prática significou estabelecer relações com mestres, estrutura do repertório, técnica do instrumento, forma musical, instrumentos envolvidos, assim como exercitar a memória e as reações do som no corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).