Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas

Autores

  • Gleisson do Carmo Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Betânia Parizzi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Tocantins Sampaio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Erika Maria Parlato de Oliveira Université Paris Diderot - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo, relato de uma pesquisa de doutorado em música, aborda as relações existentes entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas, a partir de um estudo de metodologia mista que combinou o uso de métodos quantitativos e qualitativos. Na pesquisa, 15 crianças autistas foram selecionadas e alocadas de forma aleatória em dois Grupos. Cada Grupo participou do estudo sob dois formatos: Grupo 1 (Experimental/Follow up) e Grupo 2 (Controle/Experimental). Três escalas (ABFW-Teste de Pragmática, Escala DEMUCA e IMTAP) foram utilizadas para aferir o desenvolvimento musical e sociocomunicativo das crianças, em cada etapa da pesquisa, em seus respectivos Grupos (etapa quantitativa); e um Grupo Focal foi realizado com os pais das crianças participantes (etapa qualitativa). Os resultados quantitativos apontaram que os dois Grupos tiveram desenvolvimento significativo nas 3 Escalas utilizadas, a partir das suas participações nas aulas de música. Já os resultados qualitativos apontaram que ambos os Grupos apresentaram melhora dos comportamentos restritivos, da interação social, da comunicação, além de desenvolverem habilidades musicais. O cruzamento entre os dados quantitativos e qualitativos mostrou que a Educação Musical Especial favorece a comunicação social da criança autista; e que a atividade musical, mediada pelo educador, instiga a musicalidade inata do aluno, abrindo janelas de comunicação que prescindem da palavra.


 

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Biografia do Autor

Gleisson do Carmo Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Educador Musical e Musicoterapeuta. Doutor, Mestre e Licenciado em Música (UFMG). Especialista em Musicoterapia (IFEP). Professor da Faculdade de Letras e Artes da UERN. Autor de publicações sobre Autismo, Música, Educação Musical e Musicoterapia. https://orcid.org/0000-0002-6246-6880

Maria Betânia Parizzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Educadora Musical e Pianista, Especialista e Mestre em Educação Musical (UFMG), Doutora em Ciências da Saúde (UFMG) com Pós-Doutorado pela Université Paris Diderot. Professora da Escola de Música da UFMG. Autora de livros e artigos científicos sobre Educação Musical.  https://orcid.org/0000-0002-8319-794X

Renato Tocantins Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Musicoterapeuta e Educador Musical, Doutor em Neurociências (UFMG). Professor da Escola de Música da UFMG. Autor de livros, capítulos e artigos sobre Música, Musicoterapia e Artes. https://orcid.org/0000-0002-4384-6669

Erika Maria Parlato de Oliveira, Université Paris Diderot - Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista, Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e em Ciências Cognitivas e Psicolinguística (EHESS – Paris). Professora da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG) e da École Doctorale Médecine et Psychanalyse (Université Paris Diderot). Autora de livros e artigos sobre interação mãe–bebê, linguagem e autismo. https://orcid.org/0000-0003-4500-8498

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

Oliveira, G. do C., Parizzi, M. B., Sampaio, R. T., & de Oliveira, E. M. P. (2022). Relações entre a Educação Musical Especial e o desenvolvimento da comunicação social em crianças autistas. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1145

Edição

Seção

Artigos