Formação em música no ensino a distância (EAD): estado do conhecimento em teses e dissertações brasileiras (2002-2020)
Resumo
Este estudo investiga o que tem sido pesquisado nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu sobre a temática “ensino de música a distância”, em quais instituições de ensino superior (IES) e programas de pós-graduação (PPGs), bem como a distribuição dessa produção pelas regiões do país. Como método, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, delineada como estudo do estado do conhecimento. Os dados foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que compreendeu os anos de 2002 a 2020. Foram identificados 50 trabalhos, sendo 16 teses e 34 dissertações. Os resultados apontam uma produção não muito robusta, desigualmente distribuída pelas regiões do país e, em grande medida, realizada pelos PPGs em música de IES públicas. Os sentidos e efeitos dessas características são discutidos à luz da revisão da literatura. Conclui-se que a reflexão sobre aspectos da produção científica no ensino a distância em música é necessária para colaborar na compreensão do fenômeno e da situação brasileira nesse campo, uma vez que a EaD em música é relativamente recente, e ensinar a distância conteúdos que eram desenvolvidos exclusivamente de modo presencial é um desafio cujo enfrentamento ainda precisa ser ampliado e estimulado.
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