Formação em música no ensino a distância (EAD): estado do conhecimento em teses e dissertações brasileiras (2002-2020)

Autores

  • André Luiz Lopes Araujo Universidade Estadual da Bahia - UNEB
  • Luiz Augusto de Paula Souza Doutor em Psicologia Clínica e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP no PPG em Comunicação Humana e Saúde. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4968-9753

Resumo

Este estudo investiga o que tem sido pesquisado nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu sobre a temática “ensino de música a distância”, em quais instituições de ensino superior (IES) e programas de pós-graduação (PPGs), bem como a distribuição dessa produção pelas regiões do país. Como método, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, delineada como estudo do estado do conhecimento. Os dados foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que compreendeu os anos de 2002 a 2020. Foram identificados 50 trabalhos, sendo 16 teses e 34 dissertações. Os resultados apontam uma produção não muito robusta, desigualmente distribuída pelas regiões do país e, em grande medida, realizada pelos PPGs em música de IES públicas. Os sentidos e efeitos dessas características são discutidos à luz da revisão da literatura. Conclui-se que a reflexão sobre aspectos da produção científica no ensino a distância em música é necessária para colaborar na compreensão do fenômeno e da situação brasileira nesse campo, uma vez que a EaD em música é relativamente recente, e ensinar a distância conteúdos que eram desenvolvidos exclusivamente de modo presencial é um desafio cujo enfrentamento ainda precisa ser ampliado e estimulado.

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Biografia do Autor

André Luiz Lopes Araujo, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

formado em licenciatura em música, doutorando do programa de pós-graduação Comunicação Humana e Saúde na PUC-SP.

https://orcid.org/0000-0001-9575-8188

Luiz Augusto de Paula Souza, Doutor em Psicologia Clínica e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP no PPG em Comunicação Humana e Saúde. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4968-9753

possui graduação em Fonoaudiologia (1985), mestrado em Distúrbios da Comunicação (1990) e doutorado em Psicologia Clínica (1997). Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência no campo da linguagem e de suas relações com os afetos, atuando principalmente nas seguintes áreas: clínica da linguagem; clínica e subjetividade; inteligência coletiva; tecnologias da inteligência, saúde coletiva e comunicação

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Araujo, A. L. L., & Souza, L. A. de P. (2022). Formação em música no ensino a distância (EAD): estado do conhecimento em teses e dissertações brasileiras (2002-2020). REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1120

Edição

Seção

Artigos