O que a filosofia da linguagem pode nos ensinar sobre a ideia de linguagem musical e quais as implicações deste diálogo para a educação musical?

Autores

  • JOSÉ ESTEVÃO MOREIRA Colégio Santo Inácio – Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo problematiza a noção de “linguagem musical” com um enfoqueda “linguagem sobre música”1. Tal reflexão foi possibilitada a partir de um referencialteórico oriundo do universo da filosofia analítica e da linguagem: o pensamento deLudwig Wittgenstein (1889-1953). Com base nas ideias de Wittgenstein pondera-sesobre a noção de “linguagem musical” confrontando duas perspectivas antagônicas delinguagem: a concepção normativa e a concepção pragmática. Como desdobramentodesta última, com base no conceito wittgensteiniano de jogos de linguagem, chega-seà noção de “jogo de linguagem musical”. Em todo momento, busca-se vislumbrar asimplicações para a educação musical.

This paper discusses the notion of “musical language” with a focus on the “language ofmusic”. This reflection was made possible from a theoretical reference origined from theuniverse of the analytic and language philosophy: the thought of Ludwig Wittgenstein(1889-1953). Based on the ideas of Wittgenstein is considered the notion of “musicallanguage” confronting two opposing perspectives of language: the normative and thepragmatic conceptions. As a consequence of the pragmatic conception, based on thewittgensteinian concept of “language games”, arrived to the notion of “musical languagegame”. At all times, we seek to discern the implications for music education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

MOREIRA, J. E. (2013). O que a filosofia da linguagem pode nos ensinar sobre a ideia de linguagem musical e quais as implicações deste diálogo para a educação musical?. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/95

Edição

Seção

Artigos