A escola de tempo integral: um espaço potencial para as aulas de música na educação básica
Resumo
Este artigo traz em sua essência uma discussão sobre a música na educação básica,tendo como objetivo discutir a escola de tempo integral como espaço potencial paraa inserção do ensino de música na escola. Tal discussão resultou de pesquisa maisabrangente desenvolvida dentro dessa temática, na qual o método consistiu em umestudo de caso qualitativo utilizando como ferramentas entrevistas, observações eanálise de documentos. A análise dos resultados mostra que foi a partir de suainserção no currículo escolar que a música foi construindo seu lugar, passando a serconsiderada por toda a comunidade escolar como área de conhecimento essencialpara a formação integral do ser humano e, assim, indispensável na educação básica.Dessa forma, foi possível destacar que a ampliação do tempo de permanência doaluno na escola foi essencial para a inserção do ensino de música, contribuindoassim com a conquista de seu lugar naquela escola.
This paper brings in its essence a discussion about music in primary and secondaryschool, aiming to discuss the full time school as potential space for the insertion ofmusic teaching in school. Such discussion resulted from comprehensive researchmade in this theme, in which the method consisted in a qualitative case study usingtools such as interviews, observations in loco and analysis of documents. The analysisof the results showed that it was from the insertion of music in the school curriculumthat music was constructing his place, becoming considered throughout the schoolcommunity as a field of knowledge, essential to the whole formation of the humanbeing and, therefore, indispensable in primary and secondary school. This way, itwas noted that increasing the time spent in school was essential for the inclusion ofmusic education, thus contributing to the conquest of its place in that school.
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