AURIS KEYBOARD: FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO TREINAMENTO DE PERCEPÇÃO MUSICAL PARA PESSOAS SURDAS
Resumo
A presente pesquisa trata do processo de inclusão de indivíduos surdos ao ensino formal de música, por meio da tradução da informação sonora em vibração tátil. A partir da compreensão das ferramentas e metodologias já utilizadas para dar suporte ao ensino de música para pessoas surdas, foi possível o desenvolvimento de uma nova ferramenta contendo algumas das principais características exitosas nos estudos anteriores. Realizou-se, então, uma pesquisa quantitativa, com base em experimentos realizados com grupos de indivíduos surdos e ouvintes, que utilizaram o protótipo construído, e geraram informações para sustentar uma análise da capacidade da percepção tátil de elementos rítmicos e melódicos. O uso da ferramenta foi avaliado como positivo para os casos abordados, o que sugere que a tradução do som para vibrações táteis é possível e pode ser utilizada para atividades relacionadas ao ensino formal de música.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Felipe A.; BATISTA, Carlos E. C.F. Auris: System for Facilitating the Musical Perception for the Hearing Impaired. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MULTIMÍDIA E WEB - WEBMEDIA, 22., 2016, Teresina. Anais […]. Teresina: SBC, 2016.
ARAÚJO, F. A.; BRASIL, F. L.; SANTOS, A. C. L.; JUNIOR, L. S. B.; DUTRA, S. P. F.; BATISTA, C. E. C. F. Auris System: Providing Vibrotactile Feedback for Hearing Impaired Population. BioMed Research International, v. 2017, 2017.
BARRETO, Sidirley de J.; CHIARELLI, Lígia K. M. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Recre@rte, n. 3, jun. 2005. Disponível em: http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm. Acesso em: 15 abr. 2016.
BEAR, M. F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BRÉSCIA, Vera Lucia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas: Átomo, 2003.
CERVELLINI, Nadir H. A musicalidade do surdo, representação e estigma. São Paulo: Plexus, 2003.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CRUZ, A. L. de C. Music for the deaf: a qualitative approach. In: LABBO, L. D.; FIELD, S. L. (Eds.). Conference Proceedings of the Qualitative Interest Group. 1997. Acesso em: 23 abr. 2016.
DALCROZE, Emile J. Le Rythme, La musique et l’éducation. Paris: Jobin e Cie, 1920.
DARROW, A. A. Music for deaf. Music Educators Journal, v. 71, n. 6, p. 33-35, 1985.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. 30. ed. São Paulo: Makron Books, 2001.
DEL BIANCO, Silvia. Jacques-Dalcroze. In: DIAZ, M.; GIRÁLDEZ, A. (Coords.). Aportaciones teóricas y metodológicas a La educación musical: uma selección de autores relevantes. Espanha: GRAÓ, Biblioteca de Eufonia, 2007. p. 23-32. Serie Didáctica de La expressión musical.
EDWARDS, Eleanor M. Music Education for the Deaf. Journal of Music Therapy, v. 13, oct. 1976.
FAHEY J. D.; BIRKENSHAW, L. Education of the deaf bypassing the ear: the perception of music by feeling and touch. Music Educators Journal, v. 58, p. 44-49, 1972.
FINCK, Regina. Ensinando música ao aluno surdo: perspectivas a ação pedagógica inclusiva. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.
GAINZA, Violeta H. Estudos de Psicopedagogia Musical. 3. ed. São Paulo: Summus, 1988.
GARRIDO, A. A. G.; STOVEL, V. D. R.; VELÁZQUEZ, F. R. G.; PÉREZ, H. V.; VÁZQUEZ, R. R.; VALDEZ, A. E.; CAMPOS, L. R. Vibrotactile Discrimination Training Affects Brain Connectivity in Profoundly Deaf Individuals. Frontiers in human neuroscience, 11:28, 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GROUT, Donald V.; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Trad. Ana Luiza Maria. Lisboa: Gradiva, 2007.
HOHMANN, M.; WEIKART, D. Educar a criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
IBANEZ, César Augusto. O som, seus parâmetros, e a música: o ensino dos elementos musicais. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2010.
JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
KOELLREUTTER, Hans J. Cadernos de estudo: educação musical. São Paulo, n. 6, p. 1-210, 1998.
MAGALHÃES, Liana Arduino de. O desenvolvimento musical e a interação de alunos surdos em uma escola regular de ensino: um estudo de caso. Rio de Janeiro, 2014. Dissertação (Mestrado em música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MELO, A. M. Acessibilidade e inclusão digital em contexto educacional. In: NUNES, M. A. S. N.; ROCHA, E. M. Anais da III Jornada de Atualização em Informática na Educação. Dourados: UFGD, 2014. p. 1-41.
MENEZES, Flo. A acústica musical em palavras e sons. Cotia: Ateliê Editorial, 2003.
MIGUEL, M. A. L. Estimativa de tempo em humanos: bases, ontogênese e variação diária. Revista da Biologia, v. 9, n. 3, p. 74-79, 2012.
NASCIMENTO, Leonardo Penteado. Desenvolvimento do teste de sensibilidade tátil da mão. Dissertação (Mestrado em Ciência da Reabilitação) – Universidade de São Paulo, Paraná, 2014.
NOBRE, D. V.; LEITE, H. R.; ORSINI, M.; CORREA, C. L. Respostas fisiológicas ao estímulo musical: revisão de literatura. Revista Neurociências, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, L. C.; GOLDENBERG, R.; MANZOLLI, J. Percepção de instrumento musical sintético construído por modelo experimental. In: SIMPÓSIO DE 131 COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS - SIMCAM, 4., 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: SIMCAM, 2008. Disponível em: http://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM4.pdf. Acesso em: 9 jun. 2018.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, 1986.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RODRIGUES, Felipe Viegas. Fisiologia sensorial. Revista da Biologia, São Paulo, 2010.
SANTOS, Rocilene Otaviano dos. Estrutura e Funções do Córtex Cerebral. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2002.
SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música: seus usos e recursos. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
VIANA, Regina Lúcia. A integração do surdo: uma abordagem multissensorial. Rio de Janeiro: CELD, 1996.
WECKER, Karl. Music for totally deaf children. Music Educators Journal, v. 6, p. 45-47, 1939.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).