O CURRÍCULO, A EDUCAÇÃO MUSICAL E AS REALIDADES INDIVIDUAIS DE CADA ESTUDANTE: UM ENSAIO EM DEFESA DA INCLUSÃO CULTURAL NO ENSINO DE MÚSICA

Autores

  • João Gomes Reis Escola Superior de Educação - Politécnico do Porto
  • Pedro Duarte Escola Superior de Educação - Politécnico do Porto

Resumo

O presente texto[1] tem como principal objetivo discutir a necessidade de se valorizar os vários géneros musicais, nomeadamente aqueles que se encontram culturalmente mais próximos dos alunos, e promover diferentes práticas pedagógico-curriculares associadas a esta dimensão, potenciando uma educação musical mais inclusiva, ativa e completa. Para isso, o ensaio está divido em duas secções distintas. Na primeira secção, refletimos sobre o ensino formal, integrando três dimensões distintas: o currículo; a ideologia e a cultura; o estudante enquanto indivíduo. Na segunda secção, discutimos conceitos relacionados à educação musical, problematizando-se, com maior enfâse, questões relacionadas com a hegemonia curricular, pedagógica e cultural associada ao ensino da música. Com este texto, procuramos trazer para o debate educativo o reconhecimento da individualidade de cada estudante no contexto escolar e, em particular, na educação musical. Defendemos, assim, um currículo, no âmbito do ensino da música, que seja consciente da dimensão cultural dos processos educativos e que potencie um repertório em que evidencia e valoriza a multiculturalidade associada às sociedades contemporáneas.

[1] O texto encontra-se escrito em Português europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M.; AASEN, P. The state and the politics of knowledge. New York: Routledge, 2003.

ARCHER, M. Sociology for one world: unity and diversity. International Sociology, v. 6, n. 2, p. 137-147, 1991.

BUTLER, A.; LIND, V.; MCKOY, C. Equity and access in music education: conceptualizing culture as barriers to and supports for music learning. Music Education Research, v. 9, n. 2, p. 241-253, 2007.

COSTA, J.; PINTO, I.; PAIS-VIEIRA, L. A ausência de outras músicas nas aprendizagens em formação musical. Encontro de Investigação em, Música - 2017. Braga: Sociedade Portuguesa de Investigação em Música. (aguarda publicação).

DEWEY, J. Democracia e Educação. Lisboa: Didáctica Editora, 2007.

GREEN, L. The effects of the study of popular music on music education. International Journal Of Music Education, v. 36, n. 1, p. 23-34, 2000.

HARGREAVES, D.; NORTH, A. The social psychology of music. Oxford: Oxford University Press, 2009.

HARGREAVES, D.; MACDONALD, R.; MIELL, D. What are musical identities, and why are they important? In: HARGREAVES, D.; MACDONALD, R.; MIELL, D. Musical Identities. Oxford : Oxford University Press, 2002. Cap. 2, p. 1-20.

HARGREAVES, D.; MARSHALL, N. Developing Identities in Music Education. Music Education Research, v. 5, n. 3, p. 263-273, 2003.

HEIN, E. Cultural hegemony in music education. The Ethan Hein Blog, 2016. Disponível em: <http://www.ethanhein.com/wp/2016/final-paper-draft-for-learning-of-culture/>. Acesso em: 2018.

HENLEY, J. A challenge to assumptions of the transformative power of music. 3rd SIMM-posium on the social impact of making music. Porto: [s.n.], 2018.

LEITE, C. O currículo escolar e o exercício docente face aos desafios da multiculturalidade, em Portugal. V Colóquio Internacional Paulo. Recife: [s.n.], 2005. p. 1-16.

MCPHAIL, G. J. The right to enhancement: students talking about music knowledge in the secondary curriculum. The Curriculum Journal, v. 25, n. 3, p. 306-325, 2014.

MIDDLETON, R.; MANUEL, P. Popular music. Oxford Music Online, jan. 2001.

MONTEIRO, F. Interpretação e Educação Musical. Revista de la Lista Electrónica Europea de Música en la Educación, v. 8, p. 1-20, 2001. Disponível em: <http://musica.rediris.es/leeme/revista/monteiro01.pdf>.

MOREIRA, A. Currículo, utopia e pós-modernidade. II Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: Faculdade de Educação de São Paulo. 1996. p. 65-80.

MOREIRA, A. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, v. 17, p. 39-59, abr. 2000.

PATACHO, P. Práticas educativas democráticas. Educação & Sociedade, v. 32, n. 114, p. 39-52, 2011.

ROSA, J. C. Depois de Bomtempo: a Escola de Música do Conservatório Real de Lisboa nos anos de 1842-1862. Revista Portuguesa de Musicologia, v. 10, p. 83-116, 2000. Disponível em: <http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/97>.

SHEHAN, P. Transfer of Preference from Taught to Untaught Pieces of Non-Western Music Genres. Journal Of Research In Music Education, v. 33, n. 3, p. 149-158, 1985.

SILVA, T. T. D. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Antêntica, 2010.

SLOBODA, J.; FORD, B. What Classical Musicians Can Learn from Other Arts about Building Audiences. Understanding Audiences Working Paper 2, p. 2002-2008, 1982. Disponível em: <https://www.gsmd.ac.uk/fileadmin/user_upload/files/Research/Sloboda-Ford_working__paper_2.pdf>.

STOER, S. Desocultando o voo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social. Educação, Sociedade e Culturas, p. 185-211, 2001.

SWANWICK, K. Music, mind, and education. New York: Routledge, 1988.

SWANWICK, K. Music Curriculum Development and the Concept of Features. Journal Of Aesthetic Education, v. 23, n. 3, p. 147-162, 1991.

TORRES SANTOMÉ, J. A imperiosa necessidade de uma teoria e prática pedagógica radical crítica: diálogo com Jurjo Torres Santomé. Currículo Sem Fronteiras, p. 5-32, 2004. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol4iss2articles/jurjo.pdf>.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Reis, J. G., & Duarte, P. (2019). O CURRÍCULO, A EDUCAÇÃO MUSICAL E AS REALIDADES INDIVIDUAIS DE CADA ESTUDANTE: UM ENSAIO EM DEFESA DA INCLUSÃO CULTURAL NO ENSINO DE MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 26(41). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/765

Edição

Seção

Artigos