As preferências musicais de jovens instrumentistas: relações com o repertório estudado
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre as preferências cotidianas deestudantes de instrumento e aquelas de seu repertório em estudo em uma escola demúsica em Formosa-GO. Foram entrevistados 14 estudantes de 13 a 20 anos de idade.A natureza de pesquisa envolveu um delineamento misto: qualitativo e quantitativo. Emuma primeira etapa, estudantes responderam a um questionário autoadministrado,contendo questões abertas e fechadas. Posteriormente, uma entrevista estruturadapontual foi realizada com os participantes. Os resultados apontaram que, na escutacotidiana, os jovens participantes demonstraram maior preferência por gospel, rocke MPB e menor interesse pelos gêneros funk, rap e chorinho. A partir do presenteestudo, constatou-se que, para a amostra investigada, aprender a tocar um dadoinstrumento teve o potencial não somente de ampliar o leque de preferências musicaisdos estudantes, como também de melhorar questões perceptivas acerca de comoe o quê valorizar em uma dada música nos momentos de escuta. Além disso, orepertório estudado pôde contribuir para refinar as exigências pessoais sobre o quêe porquê escolher em termos musicais, assim como intensificar a perspectiva deposicionamento crítico musical perante as músicas de seu entorno sociocultural.
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