Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)

Autores

  • Paulo Esteireiro Universidade Nova de Lisboa
  • Carlos Gonçalves Universidade Nova de Lisboa
  • Natalina Santos Universidade da Madeira

Resumo

Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação.

Palavras-chave: política educativa, atividades de complemento curricular eextracurriculares, modalidades artísticas.

 

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Biografia do Autor

Paulo Esteireiro, Universidade Nova de Lisboa

Paulo Esteireiro é Chefe da Divisão de Investigação e Multimédia da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Entre as suas publicações destacam-se Estudos sobre Educação e Cultura, Uma História Social do Piano, Músicos Interpretam Camões, 50 Histórias de Músicos na Madeira, Regionalização do Currículo de Educação Musical e 10 Novas Composições para Braguinha. É coordenador da Coleção Madeira Música, série editorial que publicou dez CD-ROM com obras musicais históricas madeirenses. Foi autor e coordenador da série documental Músicos Madeirenses para a RTP-Madeira (12 documentários).

 

Carlos Gonçalves, Universidade Nova de Lisboa


Carlos Gonçalves é Doutorado em Ciências do Trabalho pela Universidade de Cádiz, Espanha; Licenciado em Administração e Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Ciências Educativas e Diplomado com o Curso Superior de Piano e o Curso Geral de Canto pelo Conservatório de Música da Madeira. É docente do Quadro de Nomeação Definitiva do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, exercendo o cargo, em comissão de serviço, de Diretor de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Secretaria Regional da Educação da Madeira. É Investigador Integrado do INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Estudos de Música e Dança – FSCH/UNL).

 

 

Natalina Santos, Universidade da Madeira

Natalina Santos é Chefe da Divisão de Apoio à Educação Artística. É licenciada em Educação Musical, mestre em Ciências da Educação – área da Inovação pedagógica – e doutorada em Ciência da Educação - Especialidade de Currículo. É docente do Quadro de Nomeação definitiva de Educação Musical, tendo colaborado com diversas instituições superiores na leccionação de UD na área da expressão musical, didática e pedagogia musical, sendo que atualmente é assistente convidada na Universidade da Madeira. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação - CIE-UMa.

Referências

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Portaria n° 133/98. Jornal Oficial n.º 55, Série I de 1998-8-14.

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Esteireiro, P., Gonçalves, C., & Santos, N. (2017). Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016). REVISTA DA ABEM, 24(37). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/643

Edição

Seção

Artigos