Traços da história do currículo a partir da análise de livros didáticos para a educação musical escolar

Autores

  • Marcus Vini­cius Medeiros Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O presente texto apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento cujoobjetivo principal é mapear traços da configuração curricular do conteúdo música nasdiferentes conformações disciplinares em que este foi trabalhado ao longo da históriada educação básica no país. Toma-se como fontes uma amostragem intencional delivros didáticos adotados nos diferentes espaços temporais delimitados pela legislaçãoreferente ao ensino de música nas escolas de educação básica brasileiras. Trabalhasecom a hipótese de que uma seleção e uma sistematização dos conhecimentosforam efetuadas pelos conservatórios e transpostas para o ambiente escolar, sendonaturalizadas ao longo do tempo como seleção e sistematização oficiais para o ensinode música. Os resultados têm fortalecido nossa hipótese inicial: os princípios da teoriamusical – principalmente relacionados à notação musical – têm se configurado comoo conhecimento legitimado para o trabalho escolar, de maneira análoga à seleçãodestinada à formação dos músicos nos conservatórios.

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Biografia do Autor

Marcus Vini­cius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Educação - Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação Música em Contexto - UnB

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Pereira, M. V. M. (2017). Traços da história do currículo a partir da análise de livros didáticos para a educação musical escolar. REVISTA DA ABEM, 24(37). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/621

Edição

Seção

Artigos