Reflexões sobre atuação profissional e mercado de trabalho na perspectiva da formação do educador musical
Resumo
Este artigo tem como finalidade refletir sobre a atuação profissional e mercado de trabalho naeducação musical, com ênfase nas questões que permeiam a formação do profissional professor demúsica. Sugere alguns tópicos para uma análise mais abrangente do assunto e traz um resumo dasprincipais idéias discutidas no X Encontro da ABEM, em Uberlândia. Sendo um assunto emergente eainda pouco estudado na sua amplitude, o texto busca levantar mais questões do que apresentarconclusões. Por meio de um questionário, procura mostrar a diversidade tanto das atividades musicaisna sociedade quanto dos saberes dos alunos. Lembra do compromisso social das instituições acadêmicas,da necessidade de uma articulação mais realista entre essas e a sociedade, como também da importânciade sempre considerar o papel da música no amplo contexto social. O artigo termina apresentando umtexto que trata da educação do profissional empreendedor – uma concepção difundida no meio dasprofissões liberais mas pouco discutida na educação musical.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).