Educação profissional – Novos paradigmas, novas práticas

Autores

  • Sônia de Almeida do Nascimento Escola de Música Villa-Lobos – Funarj e-mail: sonian@domain.com.br

Resumo

As mudanças nas concepções e práticas da educação musical são fruto de diversascausalidades. A partir da reflexão acerca dos condicionantes dessas mudanças, torna-se possível acompreensão do deslocamento, no bojo das atuais políticas educacionais, da concepção de ensinoprofissionalizante para a concepção de educação profissional. As atuais políticas educacionais, no Brasil,sinalizam e direcionam as formas de conceber a formação básica e a preparação profissional. Apreparação profissional dos indivíduos, nesse contexto, deve ir além da mera transmissão doconhecimento, implicando mais um saber-ser do que um saber-fazer. O profissional músico, considerandoa complexidade dos processos do mundo do trabalho artístico, necessita de uma ampliação na suapreparação.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Nascimento, S. de A. do. (2014). Educação profissional – Novos paradigmas, novas práticas. REVISTA DA ABEM, 11(8). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/419

Edição

Seção

Artigos