Es tönen die Lieder… Um olhar sobre o ensino de música nas escolas teuto-brasileiras da década de 1930 a partir de dois cancioneiros selecionados
Resumo
O presente artigo apresenta dados provenientes de pesquisa que analisou as concepçõesde educação musical que permearam a produção de dois cancioneiros, publicados na década de1930, destinados ao contexto escolar teuto-brasileiro. Tomados como “objetos culturais”, segundoo entendimento conceitual de Roger Chartier, texto, impresso e leituras se constituíram em pontos deestudo e reflexão, privilegiando-se o exame dos livros de música enquanto objetos de investigaçãoe fontes de dados. A partir da análise, foi possível compreender as concepções que subsidiaram aprodução das obras, as quais se configuraram nos fundamentos que orientaram a área dentro docontexto examinado. Enquanto produções pioneiras, as obras contemplaram as necessidades dascomunidades, conjugando melodias da tradição cultural alemã com canções em português e hinosbrasileiros, contribuindo para a formação da teuto-brasilidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).