Es tönen die Lieder… Um olhar sobre o ensino de música nas escolas teuto-brasileiras da década de 1930 a partir de dois cancioneiros selecionados

Autores

  • Luciane Wilke Freitas Garbosa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo apresenta dados provenientes de pesquisa que analisou as concepçõesde educação musical que permearam a produção de dois cancioneiros, publicados na década de1930, destinados ao contexto escolar teuto-brasileiro. Tomados como “objetos culturais”, segundoo entendimento conceitual de Roger Chartier, texto, impresso e leituras se constituíram em pontos deestudo e reflexão, privilegiando-se o exame dos livros de música enquanto objetos de investigaçãoe fontes de dados. A partir da análise, foi possível compreender as concepções que subsidiaram aprodução das obras, as quais se configuraram nos fundamentos que orientaram a área dentro docontexto examinado. Enquanto produções pioneiras, as obras contemplaram as necessidades dascomunidades, conjugando melodias da tradição cultural alemã com canções em português e hinosbrasileiros, contribuindo para a formação da teuto-brasilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-08

Como Citar

Garbosa, L. W. F. (2014). Es tönen die Lieder… Um olhar sobre o ensino de música nas escolas teuto-brasileiras da década de 1930 a partir de dois cancioneiros selecionados. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/366

Edição

Seção

Artigos