“Melhoria de vida” ou “Fazendo a vida vibrar”: o projeto social para dentro e fora da escola e o lugar da educação musical
Resumo
No momento em que os espaços onde se dão processos de educação ganham maisvisibilidade e se redobram as falas sobre políticas sociais no Brasil, o fórum sobre “Ações Sociais emEducação Musical”, realizado no XII Encontro Anual da ABEM, considerou a ação educativa junto aprojetos sociais e, mais especificamente, a importância de se moverem projetos sociais em cenáriosnão escolares. Esse debate recaiu necessariamente, e mais uma vez, na questão sobre formaçãode músicos e de educadores musicais e sobre formação dos formadores. O ponto auge do fórum mepareceu, contudo, estar expresso na perplexidade indicada por Vânia Müller ao interrogar “quemundo é esse que produz a necessidade de ações sociais”, e mais particularmente no alerta que elatrouxe, sobre a capacidade que deveríamos ter de estranhar a necessidade de se desenvolveremprojetos sociais fora da escola. Talvez isso seja indicador de que estamos diante de uma dupla crise:a do projeto de formação profissional e a do projeto político-social pedagógico e curricular da escola.Downloads
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