“Melhoria de vida” ou “Fazendo a vida vibrar”: o projeto social para dentro e fora da escola e o lugar da educação musical

Autores

  • Regina Marcia Simão Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

No momento em que os espaços onde se dão processos de educação ganham maisvisibilidade e se redobram as falas sobre políticas sociais no Brasil, o fórum sobre “Ações Sociais emEducação Musical”, realizado no XII Encontro Anual da ABEM, considerou a ação educativa junto aprojetos sociais e, mais especificamente, a importância de se moverem projetos sociais em cenáriosnão escolares. Esse debate recaiu necessariamente, e mais uma vez, na questão sobre formaçãode músicos e de educadores musicais e sobre formação dos formadores. O ponto auge do fórum mepareceu, contudo, estar expresso na perplexidade indicada por Vânia Müller ao interrogar “quemundo é esse que produz a necessidade de ações sociais”, e mais particularmente no alerta que elatrouxe, sobre a capacidade que deveríamos ter de estranhar a necessidade de se desenvolveremprojetos sociais fora da escola. Talvez isso seja indicador de que estamos diante de uma dupla crise:a do projeto de formação profissional e a do projeto político-social pedagógico e curricular da escola.

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Publicado

2014-05-08

Como Citar

Santos, R. M. S. (2014). “Melhoria de vida” ou “Fazendo a vida vibrar”: o projeto social para dentro e fora da escola e o lugar da educação musical. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/363

Edição

Seção

Artigos