A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: I – analisando a legislação e termos normativos
Resumo
Este artigo apresenta a primeira parte do texto que serviu de base ao fórum de debatesPolíticas Públicas em Educação Musical, no XII Encontro Anual da ABEM. Analisamos detalhadamenteas leis e os diversos termos normativos que tratam do ensino de arte – e especificamente de música– nas décadas de 1970 e 1990, apontando as continuidades e diferenças entre estes dois momentoshistóricos. Mostramos como, desde a Lei 5.692/71, não há dispositivos legais de alcance nacionalespecíficos sobre o ensino de música na educação básica. Mesmo agora, com os ParâmetrosCurriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio, a música está subordinada ao campo maisamplo e múltiplo da arte como componente curricular, de forma que há apenas um espaço potencialpara a música na escola. Assim, a realização efetiva desse potencial depende de inúmeros fatores,inclusive do modo como atuamos concretamente na prática escolar, nos diversos espaços possíveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).