Os professores universitários de música: um estudo sobre seus saberes docentes

Autores

  • Fernando Stanzione Galizia Projeto Guri
  • Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo Universidade de Brasília (UnB)
  • Liane Hentschke Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este texto tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca dos saberes docentesligados ao trabalho acadêmico de professores universitários de música. O artigo tem como ponto departida a dissertação de mestrado intitulada Os Saberes que Permeiam o Trabalho Acadêmico deProfessores Universitários de Música, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Os estudos de Tardif (2002), complementados poroutros autores da literatura da educação e da educação musical, serviram como referencial teóricodessa pesquisa. A pesquisa constituiu-se de um estudo de entrevistas com oito professoresuniversitários de música. Dentre os resultados, estão algumas reflexões acerca de elementosrelacionados à função do professor universitário de música, bem como relações entre formaçãoprofissional e trabalho acadêmico. Também são sintetizados os saberes que emergiram a partir dasfalas dos professores e, dentre eles, levantamos a possibilidade de haver um novo grupo desaberes que o trabalho acadêmico dos professores universitários exige e que não é contempladooriginalmente na literatura da educação, os saberes administrativos. Por fim, são sugeridos algunstemas para pesquisas futuras.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Galizia, F. S., Azevedo, M. C. de C. C. de, & Hentschke, L. (2014). Os professores universitários de música: um estudo sobre seus saberes docentes. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/256

Edição

Seção

Artigos