Reflexões sobre o termo “método”: um estudo a partir de revisão bibliográfica e do método para violoncelo de Michel Corrette (1741)
Resumo
O presente trabalho está vinculado à pesquisa de mestrado desenvolvida na linha Educação eArtes – PPGE/UFSM e ao grupo de estudos Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical(CNPq), a qual busca investigar as leituras de professores de violoncelo acerca dos métodos para iniciaçãoao instrumento mais recorrentes na região Sul do Brasil, no trabalho junto a crianças. Este artigo apresentaum recorte da dissertação, propondo uma reflexão sobre o termo “método”, tradicionalmente utilizado noensino instrumental como referência ao livro didático. A reflexão se faz necessária tendo em vista a multiplicidadede significados que o termo adquire no contexto do ensino de música. Com base em estudosdas áreas de educação e de música, e a partir de uma breve análise do primeiro livro para violoncelo, comfinalidades didáticas, elaborado por Michel Corrette (1741), são tecidas algumas considerações sobre osdiferentes significados do termo. A partir do estudo, verifica-se que o termo “método” é utilizado tanto comocaminho para se atingir objetivos, relacionando-se a ações pedagógicas organizadas, quanto como objetoimbuído de materialidade, caracterizando-se como o livro didático destinado ao ensino do instrumento.Verifica-se ainda que, em sua estrutura, os métodos para ensino instrumental apresentam conteúdos emordem progressiva de dificuldades, propondo o desenvolvimento musical segundo necessidades de umdeterminado contexto social, cultural e educacional.Downloads
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