A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), SMED-POA

Resumo

Este artigo apresenta aspectos de pesquisa que investigou a inserção da música no projetopolítico pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino demúsica é definido, planejado, implementado e desenvolvido; analisar metas e objetivos da músicana escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locusda investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e escolas da rede municipalde ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método, o estudo de caso, com autilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensõesanalíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992),os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico,levando-se em consideração micro e macropolíticas educacionais.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Wolffenbüttel, C. R. (2014). A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/205

Edição

Seção

Artigos