Ampliação das concepções musicais nas recriações em grupo

Autores

  • Patrícia Kebach Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Rosangela Duarte Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Márcio Leonini Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo, pretende-se demonstrar a importância de se proporcionar a formação continuadapara os professores unidocentes, a fim de ampliar suas concepções sobre a música e sobreas aulas de musicalização. Propõe-se que as oficinas pedagógicas de musicalização, se ministradasem forma de aulas construtivistas, são um espaço para trocas sociais produtivas e apropriação ativados elementos da linguagem musical. Nele, os conflitos sociais, que emergem no momento de açãosobre as tarefas musicais propostas, desencadeiam o desenvolvimento progressivo da criatividade edas noções a serem construídas sobre as possibilidades de organizações sonoras em forma musical.Conceitua-se a recriação musical, relacionando-a às atividades de organizações sonoro-musicais quepartem de um material pronto, abrindo uma gama de possibilidades para as reinvenções, execuções,interpretações pessoais e coordenações de ações socioculturais no ambiente de aprendizagem. Comessas reflexões, pretende-se apontar para formas de contribuir para a sensibilização musical dosprofessores visando à repercussão dessas condutas no ambiente escolar.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Kebach, P., Duarte, R., & Leonini, M. (2014). Ampliação das concepções musicais nas recriações em grupo. REVISTA DA ABEM, 18(24). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/204

Edição

Seção

Artigos