Ampliação das concepções musicais nas recriações em grupo
Resumo
Neste artigo, pretende-se demonstrar a importância de se proporcionar a formação continuadapara os professores unidocentes, a fim de ampliar suas concepções sobre a música e sobreas aulas de musicalização. Propõe-se que as oficinas pedagógicas de musicalização, se ministradasem forma de aulas construtivistas, são um espaço para trocas sociais produtivas e apropriação ativados elementos da linguagem musical. Nele, os conflitos sociais, que emergem no momento de açãosobre as tarefas musicais propostas, desencadeiam o desenvolvimento progressivo da criatividade edas noções a serem construídas sobre as possibilidades de organizações sonoras em forma musical.Conceitua-se a recriação musical, relacionando-a às atividades de organizações sonoro-musicais quepartem de um material pronto, abrindo uma gama de possibilidades para as reinvenções, execuções,interpretações pessoais e coordenações de ações socioculturais no ambiente de aprendizagem. Comessas reflexões, pretende-se apontar para formas de contribuir para a sensibilização musical dosprofessores visando à repercussão dessas condutas no ambiente escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).