Diversidade e formação de professores de música
Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre a formação inicial de professores de música, a partir dosresultados da pesquisa* que teve como objetivo investigar como estão sendo formados os professoresde música para trabalhar com/em a diversidade presente na sociedade, a partir da perspectiva de 17licenciandos de universidades federais do Rio Grande do Sul. O referencial teórico está fundamentadoem conceitos da teoria crítica pós-moderna, proposta por Santos (2005). A partir da análise, considereique a diversidade ainda não faz parte da formação como um projeto consolidado institucionalmentee que o conhecimento é predominantemente monocultural. Esses aspectos tornam a formação umespaço de tensões e possibilidades. Proponho que ela seja vista a partir de uma ecologia da formação,como espaço de inter-relações, onde os diálogos interculturais sejam exercitados e, consequentemente,seja possível viver a formação com/em a diversidade para formar professores de música quepossam trabalhar com/em a diversidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).