Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical de estudantes*

Autores

  • Regina Antunes Teixeira dos Santos Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte)
  • Cristina Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Álvaro Luiz de Bortoli Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Esse estudo investigou as potencialidades da modelagem matemática como ferramentade avaliação do produto final do Ponteio nº 22 de Guarnieri, preparado ao longo de 16semanas, por 15 estudantes (graduandos e pós-graduandos) sem auxílio do professorde instrumento. Para fins comparativos foram utilizadas a execução musical nominal(programa de computador) e aquela de um pianista (registro comercial). A modelagemmatemática de um trecho da execução musical dos estudantes permitiu categorizá-losem quatro níveis distintos de realização: i) produto final bom; ii) produto final aceitável; iii)produto final pouco suficiente; e iv) produto final insuficiente, cuja distribuição foi 2, 5, 4 e 4estudantes, respectivamente. A análise do erro relativo do tempo de execução das notasda linha melódica dos dois primeiros segmentos indicou que o andamento foi o fatormais responsável para os desvios observados. Na população investigada, a manipulaçãodas inflexões rítmicas não se mostrou associada ao nível acadêmico. A abordagem aquiinvestigada é proposta como potencial ferramenta para desenvolvimento de programasde computação destinados à autoavaliação de produtos gerados por instrumentistas emtermos de grau de coerência e desvio aceitável nas inflexões rítmicas de uma dada obramusical interpretada.

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Publicado

2014-04-09

Como Citar

Santos, R. A. T. dos, Gerling, C. C., & Bortoli, Álvaro L. de. (2014). Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical de estudantes*. REVISTA DA ABEM, 20(27). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/168

Edição

Seção

Artigos