Modelagem matemática: ferramenta potencial para avaliação das inflexões rítmicas na realização musical de estudantes*
Resumo
Esse estudo investigou as potencialidades da modelagem matemática como ferramentade avaliação do produto final do Ponteio nº 22 de Guarnieri, preparado ao longo de 16semanas, por 15 estudantes (graduandos e pós-graduandos) sem auxílio do professorde instrumento. Para fins comparativos foram utilizadas a execução musical nominal(programa de computador) e aquela de um pianista (registro comercial). A modelagemmatemática de um trecho da execução musical dos estudantes permitiu categorizá-losem quatro níveis distintos de realização: i) produto final bom; ii) produto final aceitável; iii)produto final pouco suficiente; e iv) produto final insuficiente, cuja distribuição foi 2, 5, 4 e 4estudantes, respectivamente. A análise do erro relativo do tempo de execução das notasda linha melódica dos dois primeiros segmentos indicou que o andamento foi o fatormais responsável para os desvios observados. Na população investigada, a manipulaçãodas inflexões rítmicas não se mostrou associada ao nível acadêmico. A abordagem aquiinvestigada é proposta como potencial ferramenta para desenvolvimento de programasde computação destinados à autoavaliação de produtos gerados por instrumentistas emtermos de grau de coerência e desvio aceitável nas inflexões rítmicas de uma dada obramusical interpretada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).