FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical: Por uma Educação Musical Latinoamericana

Autores

  • TECA ALENCAR DE BRITO CMU-ECA/USP

Resumo

Este artigo discorre sobre o Fórum Latinoamericano de Educação Musical – FLADEM, umainstituição autônoma e independente fundada em 1995 que integra, atualmente, educadoresmusicais de dezoito países da América Latina, estando em vias de se tornar uma Federação.Abordando aspectos relativos à fundação do movimento, bem como, aos fundamentos teóricosnorteadores das ações pedagógicas propostas, o artigo apresenta (1) os objetivos e os princípiosflademianos, (2) aspectos relativos à organização e às atividades da Junta Internacional e dasseções nacionais, bem como, (3) as Pedagogias Abertas e o Modelo Artístico de EducaçãoMusical, alicerces do pensamento pedagógico-musical norteador do movimento. Visandoa fortalecer o valor da educação musical na formação integral do ser humano, assim como,estabelecer uma rede profissional solidária e operativa voltada para as necessidades e valorespróprios às realidades latinoamericanas, o FLADEM tem como Presidente Honorária a educadoramusical argentina Violeta Hemsy de Gainza.

This article discusses FLADEM – the Latin American Forum on Music Education, an autonomous,independent institution founded in 1995, which currently gathers music teachers from eighteen LatinAmerican countries and is preparing itself to become a federation. Focusing on historical aspectsrelated to the movement's institution as well as aspects regarding the theoretical foundationsguiding its proposed teaching work, the article presents: (1) Flademian principles and objectives(2) aspects related to the functions and activities of the International Collective and its nationalsections, and finally (3) the guiding bases for Open Pedagogies and the Artistic Model for MusicEducation, which constitute the pillars of the defended approach to music education. Aiming tostrengthen appreciation of music education as part of more complete education of human beingsand to also establish a cooperative and functional professional network concerned with the needsand values particular to Latin American society, the movement's Honorary President is Argentineanmusic teacher Violeta Hemsy de Gainza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

BRITO, T. A. D. (2013). FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical: Por uma Educação Musical Latinoamericana. REVISTA DA ABEM, 20(28). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/107

Edição

Seção

Artigos