Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência

Autores

  • MARIA ISABEL MONTANDON Universidade de Brasília – UnB

Resumo

As políticas públicas para qualificação do ensino básico tem aumentado significantementenos últimos anos, incluindo projetos voltados para a formação, valorização e qualificação deprofessores. Nesse contexto foram criados o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação àDocência – PIBID e o Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA. Essetexto apresenta o histórico dos programas, seus objetivos e suas relações com os cursos deLicenciatura em geral. Discute as características e as diferenças entre eles e levanta algunsquestionamentos a respeito de sua aplicação

Public politics in Brazil have been strengthened and increased considerably in the last years,including the elaboration of projects that aim at the qualification of teachers and the recognitionof the profession. Two of these projects include the scholarship program for motivating teachersto have pedagogical experiences at public schools (PIBID), and the program for consolidatingteacher’s courses at the universities (PRODOCÊNCIA). The latter text presents the context wherethese projects emerged, the bases from which they have developed, and the function of teachers’courses in the process of qualifying teachers. It also discusses the project's characteristics anddifferences and raise possible problems that can emerge in the process of their application.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

MONTANDON, M. I. (2013). Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. REVISTA DA ABEM, 20(28). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/103

Edição

Seção

Artigos