A ABEM e a educação musical no século XXI: contextualizando o significado da dinâmica em rede

Autores

  • MAGALI KLEBER UEL – Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Esse artigo aborda o significado da rede de sociabilidade musical entre entidades que representama classe de educadores musicais, focando a potência de um trabalho em rede. Traz o foco parao papel da Associação Brasileira de Educação Musical na perspectiva de promover uma sinergiaentre a International Society for Music Education – ISME, Federação Brasileira de Arte Educação-FAEB e Fórum Latino Americano de Educação Musical – FLADEM. Tal configuração mostra-secomo uma categoria importante e significativa na constituição de identidades de representaçãoinstitucional e jurídica, determinante nas práticas musicais e na forma de se ensinar e aprendermúsica dos atores sociais.

This paper approaches the meaning of the music sociability network within social organizationscommitted with education system. the article seeks to focus on the role of the Brazilian Associationfor Music Education in view of promoting a synergy between the International Society for MusicEducation - ISME, the Brazilian Federation of Art Education-FAEB and Latin American Forum ofMusical Education – FLADEM. The text aims to discuss about public policies in Brazilian contextand the significance in the institutional and juridical identities the networks are important andmeaningful categories to constitute their identities. These are aspects that are decisive both inthe musical practices and in the way music is taught and learned by the social actors in nationaleducational system.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

KLEBER, M. (2013). A ABEM e a educação musical no século XXI: contextualizando o significado da dinâmica em rede. REVISTA DA ABEM, 20(28). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/101

Edição

Seção

Artigos